Tem como ser criativo todos os dias?

21/08/2008

Dos 99% de transpiração de Thomas Edison
surgiu a lâmpada incadescente


Essa é uma pergunta que sempre me vêm a cabeça, quando estou com a minha lista de Jobs cheia, naquela segunda-feira de manhã, com aquela preguiça peculiar, e sempre surge alguém do atendimento falando “isso é urgente”.

Eu paro e penso: “como posso criar algo bom nessa circunstância?”, mas logo começo a brincar com uma folha de papel, um lápis e busco algumas referências em bancos de imagem e lá vem o layout se desenhando sozinho, nessas horas percebo que Thomas Edison foi brilhante em sua frase: "Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração."

E realmente é isso, não podemos esperar que a lâmpada se acenda como um milagre em nossas mentes, esperar que sejamos brilhantes a todo o momento, que a inspiração brote por intervenção divina. Para compreender um pouco mais sobra o processo de criação encontrei um trecho do livro de Catherine Patrick, "O que é o pensamento criativo", que explica esse processo direitinho:
1. Preparação

É a fase de coleta e manipulação do maior número de dados e elementos pertinentes a um problema. Ler, anotar, discutir, colecionar, consultar, rabiscar, cultivar sua concentração no assunto.

2. Incubação

É quando o inconsciente entra em ação e, desimpedido pelo intelecto, elabora as inesperadas conexões que constituem a essência da criação.

3. Iluminação

O momento da gênese da idéia, a iluminação ou síntese ocorre para o homem criativo em incubação nos momentos mais inesperados.

4. Verificação

Nesta fase, o intelecto termina a obra que a imaginação iniciou. O criador analisa, julga e testa sua idéia para avaliar sua adequação.

Como vimos à idéia é gerada no inconsciente, e sabendo disso o grande David Ogilvy disse "As boas idéias vêm do inconsciente. Para que uma idéia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado."
E para estar bem informado na publicidade, não basta conhecer a teoria, é necessário viver, por isso digo a todos o que penso a respeito de conhecimento para publicidade: o importante é viver e se atentar a vida, saia, passeie, vá shows, exposições, peças de teatro, cinema e tudo mais que lhe der na telha, mas sempre esteja atento a tudo e a todos, reparem como cada pessoa se comporta a cada estimula, a cada experiência. Isso é o que sempre me serve de bagagem para minhas criações.

Vale a pena lembrar que sair para tomar um chopinho não se adéqua a esta dica, uma vez que depois do terceiro chope você não se atenta a mais nada...

... mas já tive boas idéias numa mesa de bar, então se tiver uma boa idéia nessa hora, mais do nunca, anote ela em algum lugar!

1 Pitaco:

M. Benatti disse...

A propósito Felipe, cheguei agora aqui na agência e tem alguams coisas urgentes para serem tratadas :). abçs.