O PROCESSO CRIATIVO NA PUBLICIDADE

27/10/2008

Este post não vai ter nem imagem nem filminho...deixa de ser preguiçoso e lê um pouco rsrsrss....

Retomando um post antigo do Felipe que tratava de criatividade o que vou procurar basicamente neste post é mostrar para quem não conhece um pouco de nossos processos internos que criar não é só sentar e “esperar” as idéias chegarem, temos sim e devemos nos utilizar de alguns processos que estarei postando aqui principalmente para aqueles que pretendem seguir carreira nesta área.

Hoje vou utilizar como base um trabalho apresentado no VII Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação – NP Publicidade e Propaganda por João Anzanello Carrascoza que é doutor e mestre em Ciência da Comunicação pela ECA-USP, onde é professor titular no curso de Publicidade e Propaganda, e docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. E-mail: jcarrascoza@espm.br , distribuídos os devidos créditos vamos ao trabalho:

O que vou ressaltar principalmente é a prática de a associação das idéias no processo criativo, prática exercida diariamente pelos redatores e diretores de arte, duplas de criativos profissionais que são os responsáveis por elaborar as mensagens nas agências de propaganda.

Não vou me estender em embasamentos teóricos, quem quiser depois me manda mensagem que encaminho o estudo por completo, vamos para a parte prática do assunto, um exercício de associação de idéias que é bastante utilizado em diversas oficinas de redação publicitária ministradas a profissionais de marketing e comunicação consiste no seguinte: Elaborar, com a ajuda de todo o grupo, um anúncio para um zoológico que, então, comemorava mais de um século de existência. Diante do desafio, temos, obviamente, duas coordenadas que possibilitariam associações criativas: a do mundo animal (zoológico) e da temporalidade (mais de um século). Esse foi um caso real utilizado em um curso real com pessoas reais rsrsrs assim foi solicitado que os participantes listassem, numa coluna, os animais capazes de atrair mais visitantes ao zoológico. E, na outra coluna, a do tempo, que sugerissem imagens relacionadas à longevidade. Se quiser testar a sua criatividade e descobrir a importância de uma atividade dessas pare por aqui e volte lá em cima e faça junto o exercício o resultado vai ser surpreendente.

Na primeira coluna, do mundo animal, foram citados, sempre, o leão, o elefante, a girafa, a zebra, o macaco, o tigre, o jacaré, e, vez por outra, bichos menos conhecidos, como o ornitorrinco, o coala, o canguru.

Na segunda coluna, relacionada a um século de vida, surgiram, como imagens recorrentes, rugas, cabelos brancos, coluna vertebral avariada, bengala, dentaduras, calva e óculos, entre outras.

Uma vez orientados os participantes para que buscassem associar os animais de uma coluna às imagens da outra, o resultado, em todos os exercícios realizados, tanto com jovens universitários quanto com executivos de marketing pouco afeitos a esse tipo de desafio, foi, com pequenas variações, invariavelmente o mesmo, se você fez também vai identificar alguns resultados bem semelhantes aos seus:


1. Urso grisalho.
2. Tigre apoiado numa bengala.
3. Elefante e suas múltiplas rugas.
4. Girafa com a coluna vertebral torta.
5. Macaco usando dentadura.
6. Coruja de óculos.
7. Leão calvo.

Se selecionamos a opção 3 desta lista de associações – rugas do elefante –, temos uma criação igual a de um dos anúncios premiados em Cannes, o mais importante festival de publicidade do mundo.

O resultado evidencia como é possível se chegar a soluções criativas em propaganda por meio de simples associação de idéias.
Bom pra começar a semana foi isso...depois dou prosseguimento com outras técnicas..... Abraços..

5 comentários:

Viko disse...

Parabéns pelo post Matheus.

Tenho livro do João, chamado: Redação Publicitária.
Ele cita alguns processos semelhantes e pode ser encontrado aqui:

http://www.livrosdenegocios.com.br/detalhes_livro.php?sisSQL=00&sisCodCat=&codLivro=27965&isbn=8574131350

Pra quem gosta de redação, pra quem não gosta, enfim, pra todo mundo.

Livro foda, autor foda.

=)

F. Prieto disse...

Muito interessante!

Carla Zatorre disse...

eu gostei...e quero o processo criativooo completoo!!

beijos

M. Benatti disse...

Olá Carla, segue o link para baixar o resumo do estudo......abçs



http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R2427-2.pdf

Unknown disse...

É dificil ser criativo todos os dias, até pq temos dias bons e dias ruins. Até o lado emotivo atrapalha ou ajuda na hora da criação. Exercitar o cérebro é sempre uma maneira de nao se perder a prática. Eu tenho um livro de desenho "Desenhando com o lado esquerdo do cérebro" ele ajuda nos exercios do consciente e subconsciente. Acho uma boa opção tb para quem alem de ser criativo tem que usar as habilidades artísticas.
bjos
Didi