21/08/2009
Vender um projeto é algo realmente difícil. Aqui geralmente encaramos 2 problemas:1) Como convencer um cliente a comprar algo que não está totalmente especificado?
2) Como demonstrar uma idéia para um cliente sem que você perca muitas horas de desenvolvimento ou de especificação para chegar a um orçamento justo?
Fazer um orçamento é uma das tarefas mais difíceis em um projeto, pois é claro, envolve muitas especificações.
Imagine que você está construindo uma casa e, depois de aprovado o projeto e com a casa quase pronta, você percebe que quer mais um banheiro em um determinado lugar. Pronto, o projeto já deu um prejuízo para o cliente, pois nessa área não tem o encanamento apropriado e muitas outras paredes terão que ser quebradas.
E quando vendemos algo tão subjetivo quanto uma peça publicitária? Como vender esse projeto sem ter que recorrer a tabelas de preços ou perder muitas horas preciosas de especificação?
Primeiro, é importantíssimo saber a necessidade do cliente. Muitas vezes, o cliente chega na agência e pede: "Eu quero um spot de rádio". Espera um pouco... pra quê ele quer uma agência se ele só quer um spot? Uma gravadora pode resolver o problema por um preço mais baixo.
Perguntar o por quê ele quer um spot, é o primeiro passo. Descobrir as intenções, o objetivo, a necessidade, pode ser tão ou mais importante quanto a execução propriamente dita.
Segundo, crie uma história para o projeto. Algo como: "O cliente vai chegar no supermercado e ao chegar na gôndola de biscoitos ele vai sentir um cheiro de chocolate saindo da gôndola da marca X." As histórias não precisam ser muito longas e no início até é interessante que não sejam, para que o cliente possa complementá-la com as necessidades.
A etapa de aprovação de uma idéia é outra fase importante. Como você conta uma história? Uma boa história tem começo, meio e fim. Se o final for feliz, melhor ainda. Tire algumas horas para ver trailers de filmes. Se o trailer é bom, você vai querer ver o filme. Se ele for ruim, provavelmente você irá ignorá-lo.
Com os projetos, acontece da mesma forma. Conte uma história bem feita e você tem chances de aprovar uma idéia. Conte ela de forma desorganizada, desestruturada e sem brilho e o cliente dirá que não tem orçamento pra isso agora.
Lembre-se: uma boa idéia tem que estar vinculada à uma necessidade do cliente.
Depois de contada a história é hora de mostrar quanto é que vai custar a brincadeira. Esse é o momento de colocar na ponta do lápis o custo de todas as tarefas, materiais, horas de trabalho, etc. É importante também enviar a história um pouco mais detalhada com o preço, incluindo o que fará e o que não fará parte dessa história.
Se for um projeto grande, divida a história em capítulos e faça o orçamento partilhado para cada uma das etapas. É melhor lançar algo mais cedo e ganhar dinheiro no primeiro mês do que lançar um projeto depois de um ano e só começar a ter retorno sobre o investimento 12 meses depois de começada uma história.
Em resumo:
1) entenda a necessidade
2) monte uma história
3) faça um orçamento da história, se possível, divida ela em partes
Depois dessas etapas, vem a parte da execução. Mas aí é uma outra história que deixamos pra contar mais tarde!
E você? quais as suas histórias ao tentar vender um projeto?
créditos: http://midiaticos.blogspot.com/