O Brasil nas Olimpíadas, ou seria sem o assento?

18/08/2008


Mais um brasileiro cai do cavalo nas olimpíadas

Já estamos nos aproximando do fim das Olimpíadas, e o Brasil ocupa a deplorável 38ª posição (até a publicação deste post), logo a frente dos nossos antigos rivais, o Quirguistão, e quase chegando nos temíveis e anabolizados atletas do Zimbabue.

Mas falar aqui do porque isso acontece, do porque o esporte brasileiro não consegue bater de frente com países infinitamente menores que o nosso, não é minha intenção neste blog, afinal esse é um blog de uma agência de publicidade.

O que realmente tem me chamado a atenção é a propaganda de conformismo pregada pelos meios de comunicação tupiniquins, todos falam como se fosse bom o décimo lugar, a todo tempo uma desculpa esfarrapada brota da boca de um comentarista, e parece que os atletas estão sendo contaminados por essa moda, o nadador Thiago Pereira sai da piscina depois de um quarto lugar (o pior lugar em uma olimpíada) se vira para o repórter e diz: "- to feliz porque eu dei o meu melhor!", PORRA!!! então pra que eu tava vendo a merda da TV!?!?!? Se o melhor dele é o quarto lugar, acho que não merece minha torcida, posso ser brasileiro, mas gosto de vencer, gosto de ter orgulho de ver o meu país no degrau mais alto do pódio, se ele pelo menos ele falasse "- me matei aqui, mas não foi um bom dia" ou então "- os atletas dos outros países estão em outro estágio mesmo!" mas seria genial se falasse "- com o apoio que o esporte recebe no país, o que dá pra fazer é essa bosta mesmo, eu tive que pagar do meu bolso o treinamento nos EUA, tive que comprar essa merda de maiô, é foda!".

Esse papo de "importante é competir", de que o que vale é "o espírito olímpico" é pura baboseira é consolo pra quem não vai ganhar nada, é aquela mesma conversa de que o melhor do Brasil é o brasileiro, de que como é bonita a alegria dos brasileiros que sabem sorrir e sambar mesmo com todas as adversidades e pobreza. To cansado dessa palhaçada, desses panos quentes que sempre querem colocar para amenizar tudo, da pizza sendo anunciada aos quatro cantos, pelos mesmos meios de comunicação que tanto cobram políticos ou outros qualquer Judas, qualquer outro mendigo na ladeira.

Eu acho que essa babozeira toda é pra tentar manter o telespectador ignorante, esperançoso, ligado em sua TV, esperando um milagre, entre um comercial e outro, torcendo por uma medalha... por menos valiosa que ela seja.

5 comentários:

M. Benatti disse...

Bom Felipe,
Concordo em partes com algumas de suas colocações, de fato o nosso desempenho nesta edição das olimpíadas ou olim "piadas" como você sugeriu é realmente lastimável, não devemos tirar o mérito dos atletas que obtiveram o índice para estar lá e com certeza com todas as adversidades conseguiram uma superação e um feito, mas concordo no que você diz a respeito do discurso unificado e pobre dos atletas derrotados, sim o que assistimos na Tv é uma superação de recordes batidos a cada fase dos jogos, inclusive os Sul-americanos, é o envolvimento , o investimento e o desenvolvimento do esporte mundial, que deixa claro a nossa triste evolução ou não perante o mundo, poderíamos nos perder em palavras aqui falando do investimento realizado pela china nestes jogos na construção de seus atletas, ou até mesmo do cardápio do fenômeno Phelps, que tem uma dieta equivalente a 50% de um boi em regime de engorda, questões que me fazem refletir, como posso exigir de nossos atletas, que tem em sua maioria estórias tristes de miséria que os rodeiam até o momento de destaque em alguma competição os mesmos resultados? .De qualquer forma algo de positivo temos que evidenciar, tiro o chapéu para a propaganda nacional, com toda a nossa performance, chego a conclusão que a esperança é algo fácil de se vender, “Por que somos brasileiros e não desistimos nunca”.Até Londres 2012.

Anônimo disse...

Adorei esse comentário porque eu estava refletindo justamente sobre isso ontem. Quer saber.. me emocionei mais pelo Phelps do que por qualquer outro atleta olímpico brasileiro. O cara tem no peito mais medalhas do que nosso país inteiro (muito mais medalhas).
Me arrepiei quando o vi ganhando a 7ª medalha e ao ver a aflição da mãe dele na platéia, provavelmente pensando: é... eu sou mãe de um mito. Um mito que emocionou mais brasileiros do que a sofrida medalha do Cielo.

Viko disse...

Sobre o esporte:

Concordo em partes, o que eu sempre digo é: enquanto tivermos policiais militares-judocas, bombeiros-remadores, entre outros, nunca seremos uma potência.

O governo não da apoio, mas aplaude e recebe no palácio do planalto os medalhistas. Um país que não paga nem o exame de faixa preta de um atleta não merecia nem participar das Olimpíadas.

Sobre a propaganda:

Realmente a forma como a esperança é vendida impressiona, é feita uma enorme propaganda para acompanhar as olimpíadas e garantir a audiência.
O fato mais engraçado é que os nossos "heróis" são lembrados uns 4 meses antes das Olimpíadas, durante os jogos e depois caem no esquecimento. Assim, o Brasil volta a ser o país do samba e do futebol.

Unknown disse...

Olá Prietoooo....

Bom...começo parabenizando, em meu primeiro comentário, a inauguração do blog finalmente rs*

Quanto as olimpiadas e a propaganda....

Propaganda é a alma de qualquer negócio, e uma oportunidade nunca pode ser disperdiçada na estratégia de comunicação de um negócio.
Olimpiadas (assim como copa do mundo, pan, mundiais) são oportunidades de ouro.. ou prata.. ou no nosso caso de bronze mesmo rs*

Porém mesmo assim, não há como negar o que, por exemplo,o vôlei cresceu nesse país... (é só ver o Giba nas propagandas que seriam do Ronaldinho)..o poder da ginástica (com a Daiane nas propagandas que seriam da Ivete Sangalo?) ... O país do futebol anda a passos de formiga.. mas inegavelmente está um passo a frente do que estava.. e manhã estará 1 além do que está.. Essa é a palavra de "uma brasileira que não desiste nunca" de ver que quanto mais a população se abrir para novos esportes... novos eventos... etc... gerarão mais possibilidades de propaganda de oportunidade..

Marketing esportivo..cultural... que não funcionariam se nossas emissoras não dessem tanta midia espontânea....ADORO!

Um viva ao País do 38º lugar ... que não tem a disciplina da China.. mas não precisaria colocar uma cantora falsa só pq a verdadeira é feinha rsrsrs

Um mega Beijos,

Pâmela!

Unknown disse...

eu tinha ctz q o phelps ia ter mais ouro q o brasil...
nem criei esperança qnto ao desempenho do Brasil nas olimpiadas, e todo mundo que reconhece que para um pais ser uma "potencia" nas olimpiadas precisa de investimento, tambem!

Quando começarem a investir em produzir verdadeiros ATLETAS no Brasil eu volto a ver olimpiadas, a unica coisa que vi nessas olimpiadas foram os jogos de basquete dos EUA, de resto nem me animei a ver.