Democratização da cultura Musical

30/09/2008




Hoje vou escrever um pouco sobre uma ferramenta que tem participado dos momentos intensos aqui da agência, principalmente tratando da área de criação, é notória a eclética seleção de hits que sondam ultimamente esse departamento da agência, hoje mesmo achei que era fruto de minha imaginação, mas não, era uma seleção de baladas indianas comandadas pelo Dj Felipe, o fato é que Felipe descobriu uma ferramenta muito útil para aqueles apaixonados por música e que querem ampliar seus conhecimentos e descobrir novos “embalos, hits, ritmos” ou como quiserem chamar.

O LastFm é um programa que surgiu ainda no século XX, quando Felix Miller e Martin Stiksel administravam uma gravadora on-line cuja missão consistia em divulgar músicas independentes para quem quisesse ouvi-las, e alguns anos depois, o universitário Richard Jones teve a idéia de rastrear o que ele e seus amigos ouviam em seus computadores por meio de um projeto denominado Audioscrobbler, juntando essas duas idéias surge o Last.fm que reuniu os dois desejos em um único lugar. A Last.fm têm por objetivo democratizar a cultura da música: as pessoas ouvem o que elas querem, quando querem, sem qualquer intermediário tomando decisões por elas. Basicamente é um serviço que aprende as músicas de que você gosta...toda faixa que você executar revelará ao seu perfil na Last.fm um pouco de seu gosto musical. Ele poderá conectar você a outras pessoas que possuem gostos parecidos com o seu e recomendar músicas das coleções dos outros usuários e das suas…à medida que usar a Last.fm, você tornará a rede cada vez melhor para você e os outros usuários. Quando você recomenda uma música para um amigo, adiciona uma tag, escreve sobre ela ou simplesmente a ouve, ela ganha mais importância no site. A partir desse momento, ela será recomendada a diferentes pessoas, porque você já a ouviu. Ela será incluída nas tabelas musicais e mais pessoas poderão ouvi-la porque você a aprovou.

Além de poder ouvir direto do site somente digitando o artista ou uma tag como no google, você também pode baixar o programa gratuitamente e gerenciar a sua lista de preferências e ainda linkar com sua playlist do windows media player.

Complicado...nada disso, é bem simples, comece hoje mesmo e participe dessa democratização da cultura musical.Ainda vale a pena dar uma olhadinha no site deles tem as fotos da sede em Londres....um ambiente que lembra bastante as novas e revolucionárias empresas como a google entre outras.

2 comentários:

F. Prieto disse...

Eu sou suspeito pra falar, eu adoro a Last.fm!

Foda... poder conhecer músicas do mundo todo sem ter que se matar de procurar, ontem ao pesquisar pelo grupo punk cigano GOGOL BORDELO, pude escutar muita musica cigana do mundo todo, uma banda kazaque me chamou muito a atenção... recomendo essa pesquisa!

falou

M. Benatti disse...

sinto...ou melhor...ouço um ar de inspiração para a quarta musical :)
Abçs