Pablo Neruda

02/12/2008


Poesia é algo que não costumo ler, não sei se por falta de hábito, talvez por tolice, mas na verdade eu acho que é por inveja dessa pessoas que conseguem armonizar palavras de uma forma plástica, bonita, que com a mesma sutileza toca os corações e cala bocas em seus mais duros protestos.

No meu pouco conhecimento em poesia, admiro o poeta Pablo Neruda: (1904 - 1973), chileno vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 1971, entre outras coisas também foi consul, senador e quase se tornou presidente do Chile.

Em 1994 o filme "O Carteiro e o Poeta" contou a história de Neruda quando morava em uma ilha na Itália com sua terceira mulher, Matilde, no filme o poeta se torna amigo de um carteiro que quer que ele lhe ensine a escrever poemas para conquistar uma bela senhorita.

Feita a apresentação, vamos falar de sua obra:

Suas poesias sobre o amor, são quentes, ternas, sensuais, inusitadas e falam da mulher como eu acredito que elas devem ser mencionadas, com admiração.

Leiam essa, que condiciona um novo valor aos pés de sua amada:

Os teus pés

Quando não te posso contemplar
Contemplo os teus pés.

Teus pés de osso arqueado,
Teus pequenos pés duros,

Eu sei que te sustentam
E que teu doce peso
Sobre eles se ergue.

Tua cintura e teus seios,
A duplicada purpura
Dos teus mamilos,
A caixa dos teus olhos
Que há pouco levantaram voo,
A larga boca de fruta,
Tua rubra cabeleira,
Pequena torre minha.

Mas se amo os teus pés
É só porque andaram
Sobre a terra e sobre
O vento e sobre a água,
Até me encontrarem.

Foda né? Eu sei que foi um comentário ridículo, mas prefiro fazer assim, do meu jeito.

Com certeza você conhece a poesia "A dança" que faz parte do livro "Cem sonetos de amor", publicado em 1959. Ela foi recitada por Patch à Monica, no fime Patch Adams (esse vocês viram né?):

A dança

Não te amo como se fosses a rosa de sal, topázio
Ou flechas de cravos que propagam o fogo:
Te amo como se amam certas coisas obscuras,
Secretamente, entre a sombra e a alma.
Te amo como a planta que não floresce e leva
Dentro de si, oculta, a luz daquelas flores,
E graças a teu amor vive escuro em meu corpo
O apertado aroma que ascendeu da terra.


Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
Te amo assim diretamente sem problemas nem orgulho:
Assim te amo porque não sei amar de outra maneira,
Senão assim deste modo que não sou nem és,
Tão perto que tua mão sobre o meu peito é minha,
Tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.


Antes de amar-te, amor, nada era meu:
Vacilei pelas ruas e as coisas.
Nada contava nem tinha nome.
O mundo era do ar que esperava
E conheci salões cinzentos,
Túneis habitados pela lua,
Hangares cruéis que se dependiam,
Perguntas que insistiam na areia.
Tudo estava vazio, morto e mudo.
Caído, abandonado, decaído,
Tudo era inalianavelmente alheio.
Tudo era dos outros e de ninguém,
Até que tua beleza e tua pobreza
De dádivas encheram o outono.

Fica por aqui minha dica literária, para quem quiser conhecer mais, a internet está cheia de materiais do Neruda, mas recomendo passar numa livraria e comprar um livro dele, é bom, você vai gostar muito, e faz muito sucesso com a mulherada - hahahhahahaha- se você não tiver o que falar pra garota na balada, sai recitando Neruda pra ela, se for em castelhano melhor!

Gostaria de convidar meu grande amigo Denis Bandeira, a falar mais sobre poesia, ele que com certeza tem muito mais autoridade pra falar do assunto que eu. - E por favor Denis, a galera tá esperando mais poesias suas no Blog. Sei do problema técnico, resolverei!



6 comentários:

Viko disse...

Ótimo post Felipe.

Parabéns por fazer o blog renascer e da forma que está fazendo.

Vou decorar alguns versos pra usar na balada, como já faço de costume.

Amanhã eu prometo que faço um post

Abraço

M. Benatti disse...

Bom aproveitando o momento poético literário do blog, uma vez conversando com o Felipe ele me falou dessa poesia dos pés do Neruda, prometi um dia mostrar um texto meu que falavam dos lábios, só que dos meus....sem pretenções e exculindo comparações...separei um trecho desse texto e ai vai Felipe...conforme prometido...

“Dos meus lábios, esses que me aprontam e me trazem o prazer de que tanto gosto e anseio…… a eles dedico uma homenagem…. responsáveis por dentre seus movimentos proferir as palavras mais doces e ásperas que já imaginei nesse período nunca talvez ter capacidade ou melhor coragem de proferir…esses que me agradam ao tércio dia de cada semana….saborear aquilo que com o tempo maturei o paladar a aguçar…sim minha porta da filosofia..meu caminho do conhecimento….esses talvez a dupla responsável pelo meu auto conhecimento…..ao mesmo tempo são eles os sacrificados lábios os primeiros a amargurar o salgado das lagrimas que por vezes me entristeceram ao longo desse ano…por anunciar talvez…a onda de rebeldia….o completo da angustia…..o chegar da tristeza……mas corajosos enfrentam sempre adoçando a vida a cada passagem de língua…..fazendo com que seja ligeiro e passageiro tais sentimentos…….desculpe meus lábios encontraram o prazer em lugares pouco convencionais.. não raciocinam não tem noção de distância e são imaturos……mas me conduzem…….”


Abçs

Denis Bandeira disse...

Que blz Felipão!!! Maravilha!!! Eu tenho o " Cem sonetos de amor" em casa. É um livro muito bom! Curto o estilo do Neruda apesar de preferir os poetas que rimam com mais frequência. Isso eu digo no estilo pois como vc disse o cara " é foda!" Eu prefiro o estilo de poesia rimada, e como dica tbm vale ressaltar Bocage. Estou com um livro de poemas dele em casa que, a cada visita ao " trono" levo comigo para ler alguns dos poemas. É de uma linguagem mais antiga, mas a ironia dos poemas é incrível. Vale a pena dar uma olhada, ainda mais naqueles onde fala de sexo e putaria( literalmente). Achei excelente esse post! Só me dê a chance de escrever no blog novemnte né....não consigo mais.....sniff sniff!!!

Bjos no cérebro!!!

Valeu pela menção!!!

F. Prieto disse...

Denis, tenta postar agora... fiz um teste nas configurações.

Verena Nery disse...

Que lindo, post!
Parabéns!

Anônimo disse...

Muito lindo!! Com certeza todas as mulheres deveriam ouvir ou receber um poema de Neruda da pessoa que ama...
AMEI! Parabéns, Fe.