Plágio!

29/01/2009

Sempre que se fala de plágio, muitos começam com aquela história de que é apenas referência, obra inspiradora e toda baboseira de sempre.

Mas que essas bandas novas brasileiras (entendam Strike, Fresno etc) copiam os gringos, não tem como negar, não estou discutindo se são boas ou não, isso é questão de gosto.

O surpreendente é quando uma dessas bandas gringas descobre que foi plagiada, e melhor quando rola um vídeo com os membros da banda falando a respeito. No vídeo a seguir veja o que a ótima banda Taking Back Sunday falou a respeito deste desrespeito:



Ficou feio pros caras do NX Zero... vocês não acham?

4 comentários:

M. Benatti disse...

sem pitaco pro NX Zero

Anônimo disse...

Bem...não vejo razão para tal "denúncia" ou "lisonjeamento" (como eles mesmo dizem, com um certo grau de decepção), uma vez que uma música não tem nada a ver com a outra. Se eles (TBS) discubriram novos acordes "fantasmas" e novas melodias "mágicas" incopiáveis, por favor me digam, pois desses eu realmente não conheço. Diversas bandas novas se utilizam de melodias, acordes e palhetadas "plagiando" bandas que os inspiraram através de seus sucessos nos anos 70, 80 ou 90. Uma prova disso é o próprio Blink 182. Banda tão fomosa, a qual ganhou seus milhões inspirados em acordes utilizados por The Police e The Cure, em seus últimos CDS. Infelizmente, hoje, as bandas esqueceram o que é música. Para eles, música não é o que eles criam, e sim o que um produtor lhes informa o que é rentável ou não. O que me surpreende é ouvir uma banda (TBS) deste nível falar isso a respeito do Nx Zero, sendo que ambas necessitam de músicas comerciais para o seu ganha pão de cada dia, seja "copiando" ou não suas influências. Sinceramente, um hit nada tem de igual ao outro. São coincidências da imaginação.
André.

M. Benatti disse...

André nosso sempre fiel e polêmico leitor, me faz ter orgulho de ler cada comentário, confesso que fiz meu comentário sem comentário pro NX zero sem ouvir a musica, enfim, eu discordo achei parecido sim..mas concordo com seu comentário André..realmente os acordes estão ai e as melodias também....mas que é muita coincidência isso é...o mesmo ocorre no nosso meio, existem coincidências ou tendências como você mesmo se referiu, mas tem horas que da pra sacar que foi preguiça ou pegou-se um belo bonde no que já existia....enfim minha opinião...copiar algo lá de 20 30 anos atrás pode até ser uma "inspiração" mas assim de alguns ano e talz..sei lá..fica ai minha colocação...

Anônimo disse...

que bom que vivemos em um estado democrático de direito, o qual nos garante a liberdade de expressão...hahahahahahaha...
andré.